quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O amor e a primavera!!!



Estamos a espera da chegada da primavera, lógico que esperamos que aquela árvore que esta tão apagada, sem cor, vai se revelar. Amar é isso, olhar a árvore (a pessoa), sem flores, sem frutos, aparentemente sem vida e admirá-la. Quem ama, admira a árvore, o próximo e não a beleza do colorido, pois já entendeu que a árvore e a pessoa com quem convive, não estarão o tempo todo na primavera.
Quem ama, enxerga o que é invisível aos olhos. Quem ama, sabe esperar o momento de florada sem julgar e criticar, mas vendo com os olhos do amor a pessoa que lhe é próxima.
Amar é adubar, admirar e gerar vida a cada dia, enquanto espera. É acreditar e saber que um dia haverá broto, no outro as folhas, nos próximos as flores, e mais, na frente os frutos. É olhar todo o processo de transformação, que é constante, visível e desestabilizador, mas que irá transformando tudo ao seu redor. Amar é olhar cada momento da nossa vida com a especialidade própria do momento. Que momento especial você vive hoje? Está sem folhas, flores, frutos ou sua vida está colorida?
O que hoje, precisa ser valorizado na sua vida? Uma árvore sem flores tem raiz, tronco, seiva, galhos... Você admira o que já se desenvolveu na sua vida? Ou você especializou o seu olhar para o que você não tem?
Muitas vezes, nos distraímos com a aparência e esquecemos da raiz. É a raiz que dá os nutrientes para todo o corpo. Qual é a seiva que alimenta você? Você tem buscado nutrir-se com bons livros, amigos que o constroem, cuida de sua saúde, é disciplinado nas coisas simples da vida, faz uma avaliação da sua vida? Como está sua reflexão do sentido da vida?
O sentido da sua vida hoje, consiste em buscar ser o melhor, o mais rico? Você vive em busca de prazer, evitando todo sofrimento? Será que a vida se resume nisso? Um dia a árvore será cortada ou morrerá, o que ficam é oxigênio que ela purificou, os olhos que ela alegrou, a sombra que abrigou pássaros, amigos, familiares, outras plantas... Se você, hoje, morresse, o que haveria de deixar? Você se percebe como um "purificador de oxigênio" onde vive?
A árvore é o pulmão do mundo. E você purifica o mundo. Você, hoje constrói a civilização do amor na sua casa, escola, universidade, trabalho, vizinhança?
Nós precisamos, no ENCONTRO com os outros, buscar nutrientes para nossa manutenção, crescimento, florada. O nosso ENCONTRO, para dar flores e frutos, precisa ser um contato verdadeiro, profundo, realista e de amor. Se um encontro da raiz com a terra, de uma pessoa com a outra, pode produzir tudo isso, um ENCONTRO com Jesus, a cada dia, pode mudar tudo. Porque Ele olha para você com o olhar do Amor. Ele é Amor! Um olhar que contempla em você, o que ainda você não viu. Ele sabe que você faz parte da civilização do amor.
E, depois da primavera, virá o verão, o outono, o inverno, a primavera, outro verão, outro outono... Até vocês completarem bodas de prata ou de ouro. Mas, tendo sempre um ENCONTRO a cada dia. Um ENCONTRO que gera um ser novo para um mundo novo. Você irá encontrar-se todos os dias com o outro, e será um encontro de amor, pois Ele está no meio de nós.

Guilma Gottschall

2 comentários:

  1. Guilma,
    Cada dia que passa, te adimiro muita mais. As suas palavras realemente toca na alma de quem conhece a palavra "AMOR". E quem sabe da valor na beleza que Deus deixou, para que todos nossos sabemos adimira e amor o que é belo. "Amar é adubar, admirar e gerar vida a cada dia, enquanto espera".(Esse é o seu dom de escrita que Deus te deu). Te amo muito.

    ResponderExcluir
  2. Olá Flor,
    Lindas e sábias palavras, quero tão somente complementar dizendo que:
    O amor é a essência de DEUS e a base de todos os relacionamentos saudáveis, profundos e verdadeiros, daí João ter afirmado que quem ama nasceu de Deus e o conhece (1João 4.7), e Paulo asseverar que quem ama cumpriu a lei (Romanos 13.8).
    Quando falamos de amor, não estamos referindo-nos meramente a um sentimento de bem-estar e bem-querer ao outro em relação ao qual temos empatia e simpatia, e sim a algo profundo, enraizado em Deus e eterno como Ele. Estamos referindo-nos ao amor ágape, descrito em Coríntios 13.4-7; um amor que nos faz ser benignos, misericordiosos, verdadeiros, e não invejosos, murmuradores, facciosos, injustos; um amor que nos permite tratar o outro com carinho, consideração, respeito, longanimidade, e não com leviandade, soberba, indecência, egoismo, irritação; um amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    O amor dá sentido a e beleza à nossa existência.
    Um Cheiro, que o Senhor continui derramando benção de sabedoria espiritual sobre vc.
    Continui sendo sempre essa pessoa Linda e Especial que Deus nos presenteou.

    ResponderExcluir