terça-feira, 21 de junho de 2011

Lá vem São João e São Pedro!!!


Junho é o mês de três grandes Santos da Igreja Católica e de muitas calorias. Quem resiste aos quitutes desses períodos, nos festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro? Dá-lhe açúcar na veia. São tão engordativa a noite na fogueira, com bandeirolas e sanfona regadas as guloseimas deliciosas. Estou atenta para as calorias, pois tirei o ano para fazer dieta que e descobrir que 100gr de amendoim, por exemplo, equivalem a 600 calorias, 100 gramas de pé de moleque são 450 calorias. Um pão francês pequeno, recheado de um modesto pedaço de carne, seguido por uma fatia de bolo de milho para adoçar a boca e de um gole de quentão para aquecer a alma, resultam na ingestão de mais de 1.500 calorias em uma única refeição.
A alternativa para tentar queimar os excessos neste mês é dançar quadrilha e muito forro pé de serra que é um arrasta pé bem animado equivalente a uma aula de musculação se forem mantidos os batimentos cardíacos acima dos 120 por minutos.
Mas meu Cristo Rei, como foi que sugiram estas festas com tantas guloseimas? Lembro no tempo da escola que foi na época da Idade Media , que o dia de São João seria comemorado. Evocando a lenda dando conta de Isabel (prima de Maria, mãe de Jesus) acendeu a fogueira para anunciar o nascimento de João Batista. Dai deu a origem do fogaréu que evoluiu para , nos dias de hoje, ter três formatos diferentes. Na comemoração de Santo Antônio, a fogueira deve ser quadrangular, na de São Pedro, triangular e na de São João arredondada na base, formando uma pirâmide.
Feliz São João e São Pedro
Guilma Gottschall Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário